"Com dois meses de trabalho todo mundo sabia que Klinsmann não ia dar certo. O resto da temporada foi só pra minimizar o dano. Logo ficou claro que a experiência com Klinsmann foi um fracasso."
"A gente praticamente só tinha treino físico com Klinsmann. Havia muito pouco de instrução tática. Eram os jogadores que tinham que discutir como iam jogar antes da partida."
Lahm conta uma piada dita por Zé Roberto, pra falar da "habilidade tática" de Klinsmann: O meia revela que, próximo da demissão de Klinsmann, o técnico dava como instruções no intervalo apenas a frase "você tem que fazer um gol".
"Felix Magath trabalha com pressão. No começo, nós não sabíamos onde estaríamos com ele. Isso fez os jogadores se esforçarem porque eles queriam jogar, mas depois de certo tempo os jogadores sabiam onde estavam e Magath não tinha mais o mesmo efeito."
"Na temporada 2006/07, tivemos uma campanha ruim. Too many players felt like they were put in a backwater. (Magath) não alcançou os objetivos desejados com seus métodos."
Lahm descreve o conflito entre Magath e os jogadores como "uma fratura por stress"
"Louis van Gaal pode ser creditado por implementar uma filosofia de jogo que nos fez ter grande sucesso na primeira temporada, mas recusou-se a reconhecer as defiicências de sua filosofia na segunda temporada, tendo se recusado a eliminá-las."
"Nosso jogo era completamente concentrado no ataque e isto nos fez levar muitos gols na segunda temporada com Van Gaal. Eu apontei alguns dos pontos a melhorar para Van Gaal e ele me escutou, mas aí ele ia fazer o que ele queria."
"Muitos jogadores, inclusive eu, são muito agradecidos a ele (Van Gaal). Para mim, ele ainda é um dos melhores técnicos do mundo."
"Tenho que rir de como as coisas mudam rápido. Um dia ele era um herói, no outro ele é um perdedor."
-Robben
"Acho que este livro é desagradável porque, como um jogador da seleção, a pessoa deve ser um pouco mais reservada. É um livro que critica seus superiores. Há de se perguntar: porque ele não fez essas críticas antes?"
Não só isso: a Federação Alemã de Futebol solicitou que Lahm se encontrasse com Löw e a comissão técnica antes do próximo jogo da Alemanha, contra a Áustria, pelas eliminatórias da Euro 2012.
No meio de tudo isso: Lahm soltou desculpas: "Eu não queria ofender Rudi Völler, Jürgen Klinsmann, ou qualquer outra pessoa, muito menos eles. Gostaria de pedir desculpas a todos por qualquer desentendimento que tenha sido causado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário